quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Radiografia dos PMs brasileiros em livro

Trabalho inédito, Papa Mike: A realidade do policial militar conduz a um percurso pela corporação com as lentes dos bastidores focadas nas trincheiras do combate ao crime

Imagem: https://pbs.twimg.com
O AUTOR
Sargento Lago é da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, jornalista, escritor, cantor e compositor. Nasceu em Queluz, no leste do estado de São Paulo, na microrregião de Guaratinguetá, mas passou a infância no estado do Rio de Janeiro: primeiro em Piraí, depois em Resende e em Angra dos Reis, onde o pai era pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Aos 8 anos, junto com o irmão Misael, vendia verduras nas residências do bairro Liberdade, em Resende; aos nove, engraxava sapatos no Manejo; e aos 10, trabalhava como atendente de uma loja de eletrônicos, na antiga rodoviária da cidade.
De volta para São Paulo, já adolescente, trabalhou em feira livre, metalurgia, farmácia, adega, confecção, imobiliária.
Iniciou o serviço na Polícia Militar do Estado de São Paulo no 16º BPM/M, atuando no policiamento de rua. No período de quatro anos, foi promovido a cabo e depois sargento, tendo completado, paralelamente, o curso de paraquedismo. No ano seguinte, trabalhando no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, passou a lecionar no curso de formação de cabos.
Em 1988, retornou à atividade operacional no 1º Batalhão de Polícia de Choque, como integrante Rota. No mesmo ano, ingressou na faculdade de jornalismo de Mogi das Cruzes, interrompido seis meses depois pela dificuldade em custear os estudos. 
Ao longo da carreira, serviu também no 23º BPM/M, no 4º BPM/M e no 35º BPM/I, na 5ª EM/PM e na Diretoria de Ensino.
Apaixonado por música, dedicou-se ao aprendizado autodidata do violão e do cavaquinho, compôs mais de duzentas canções e gravou quatro CDs: Fruto da emoção, 1995; De Polícia, 2000; Profissão coragem, 2008; e Apenas um policial, 2010.
Em 1997 formou-se em jornalismo. Trabalhou como narrador, repórter esportivo e apresentador de programas policial e esportivo, nas rádios Cidade Jundiaí, Difusora São Paulo, e Agulhas Negras Resende, além de ter sido editor dos jornais Nazireu e Boas Novas.

Imagem: http://www.sargentolago.com.br
Papa Mike: a realidade do policial militar
Autor: Sargento Lago
Formato: 16x23cm
Páginas: 240
ISBN 9788592114305
Preço: R$ 47,25
Disponível para venda em formato impresso e e-book em: www.sargentolago.com.br

Assista ao booktrailler:
Canal: Sargento Lago

Um convite à reflexão e a debates sobre segurança pública, sob o ponto de vista de um de seus protagonistas, o policial militar. Assim é Papa Mike: a realidade do policial militar, concebido pelo profissional da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, também jornalista, escritor, cantor e compositor Sargento Lago.
O livro – disponível nos formatos impresso e e-book – é uma jornada de descobertas e autodescoberta que conduz o leitor a uma imersão no cotidiano da PM (sigla de Polícia Militar e Papa Mike, no alfabeto policial e nas comunicações via rádio) no Brasil, com especificidades por regiões e culturas, além de ser uma tentativa de o autor mostrar que os estereótipos focam nos aspectos negativos e anulam o sacrifício feito pelos profissionais da segurança.
O lançamento com sessão de autógrafos será realizado na quinta-feira, 23 de junho, às 19h, na Associação dos Subtenentes e Sargentos da PMESP, com exposição de fardas das PMs do Brasil, e lançamento do CD Apenas um policial, também assinado por Sargento Lago, e nascido da sua concepção de que “quando palavras e atitudes não são suficientes as canções exprimem o que se queria dizer”.

POR TRÁS DA FARDA
Como parte do projeto Polícias Militares do Brasil, desenvolvido para registrar através de depoimentos e imagens a realidade dos quartéis da PM no país, Papa Mike é um misto de relato e memórias, com adrenalina e pé no jornalismo, entre conversas na intimidade com comandantes-gerais, depoimentos emocionados da tropa – alguns confidenciais, outros em tom de desabafo – e confissões do autor. A publicação faz ainda um retrato da profissão em nível nacional, seus desafios, sacrifícios, tabus, suas motivações e idiossincrasias, ao apresentar heróis anônimos que chegam a sacrificar as próprias vidas pela proteção de desconhecidos. 
“Essas questões todas latejavam em mim quando me aposentei (ao mesmo tempo que vivia ainda um drama pessoal com o fim de meu casamento). Não foram as vicissitudes do ofício que me deixaram com o gosto amargo da frustração, mas a falta de reconhecimento. Quando decidi viajar pelo Brasil visitando as corporações do país, não pensava ainda em escrever este livro. Queria apenas visitar a minha própria experiência, confrontando-a com a realidade do universo policial em outros contextos, na esperança de encontrar alívio para as minhas inquietações e conseguir, assim, me desligar da profissão sem perder o sentido do seu valor e do meu próprio. [...] mas foram tantas as impressões pessoais que escrevê-las tornou-se uma necessidade irresistível”, explica o autor.

PELO MUNDO
Sargento Lago concluiu sua viagem em 2011 para, já no ano seguinte, se aventurar a conhecer a realidade policial também fora do Brasil, em 34 países visitados entre Europa e América. “A imagem da polícia de fora para dentro é negativa, mas não apenas no Brasil”, constata.
Nessas andanças, o autor viu se repetir a dedicação dos policiais, gastando dinheiro do próprio bolso para comprar armas, uniformes, consertar viaturas, ao mesmo tempo em que, na contramão, permanecem abandonados à própria sorte, e com poucas atitudes isoladas de pessoas que se importam com o policial, em comparação ao efetivo existente.

DESAFIOS
A desigualdade social, de onde muitos policiais militares são provenientes, e como batalham contra suas próprias fraquezas, vencendo as dificuldades e sacrificando, muitas vezes, a própria vida em missões, sujeitos ao julgamento de serem reconhecidos muito mais pelos erros que cometem também é ponto forte na análise de Papa Mike. 
“Não tenho a pretensão de mapear as causas do crime, mas é notório que os governantes contribuem para que a criminalidade se prolifere no Brasil. Os investimentos no país são mal geridos e aplicados em questões menos fundamentais.
A preocupação maior está em mostrar resultados que tragam benefícios eleitorais. Bilhões vão para o ralo em projetos com esses objetivos funestos, enquanto grande parte da população sobrevive em condições miseráveis, morrendo em hospitais mal equipados, lutando para ter o que comer, carente de toda oportunidade de uma vida melhor, abandonada, enfim, ao descaso do Estado”.
O livro aponta problemas a serem reparados com o intuito de ajudar a tornar a profissão mais digna, humana e, sobretudo, reconhecida.
Para Lago, as urgências dão conta da necessidade de atualizações no regulamento disciplinar que contemple o policial moderno como um ser pensante e participando da evolução da sua corporação. Sugere, ainda, mudanças nas questões referentes à valorização do policial, entre elas a saúde física e mental, o transporte, as transferências por conveniência própria, promoções, condecorações e remuneração mais condizente com o serviço prestado.

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS_PAPA MIKE
Quinta-feira, 11 de agosto, às 19h
Local: Associação dos Subtenentes e Sargentos da PMESP
R. Francisco Teodoro, 180 - Vila Industrial, Campinas - SP

Comunicação e conteúdo
sargentolago@hotmail.com

(11) 98259-1412

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Feliz hipocrisia e um próspero faz de conta pra você também!

Bianca Marafiga*
Dourados, MS, Brasil

Imagem: http://3.bp.blogspot.com - Manipulação: Criticartes

Incrível a habilidade humana em robotizar, fazendo as mesmas ações todo santo ano e por motivos que infelizmente não se tem refletido nos corações. 
Vejo famílias despedaçadas reunindo-se para discursos vazios, chorando lágrimas de crocodilos com seus copos cheios de cerveja e bailando como se a vida fosse um eterno carnaval. Vejo vizinhos que mal se cumprimentam desejando um feliz natal tão mecânico que seria melhor não ter ouvido. Aquela comilança sem fim, e as músicas que extravasam os muros do discernimento, são um belo convite à percepção do vazio anual humanístico. 
Os shoppings estão cheios e você comprando um presente para aquele “amigo” que muitas vezes não esteve com você quando em seu travesseiro chorou em silêncio. Fazemos listas de presentes e pessoas a serem presenteadas, como se em um ano inteiro não houvesse um só momento em que pudéssemos lhe escrever uma carta ou ao menos lhe entregar um simples cartão decorado. 
No natal você enfeita sua casa como se o seu lar não fosse digno de enfeites o ano inteiro, preocupa-se em demostrar o quanto é feliz em sua residência. Afinal aquela “tia chata” está por vir e não pode sair falando da sua realidade. Trocar as cortinas, os tapetes e o lustre, vestem uma máscara sorridente e... Bingo! Tá tudo certo pra festa.
Digo que o natal é uma fórmula de enquadramento humano. Pois muitas vezes não estamos no lugar e nem com todas as pessoas que queríamos estar. Até porque estas outras pessoas também precisam se enquadrar em algum lugar! 
É incrível como estão condicionadas a processos tão sem sentido que daqui a alguns dias todo amor acaba, toda lágrima de perdão seca e todo coração se petrifica. Aquele abraço do seu “avô” dominado pela embriagues já foi esquecido por ele e cada um volta a sua rotina. Também tem aquele seu parente convertido que te enganou durante o ano todo a troco de uns míseros reais e lhe abraça com tanta força que acaba distorcendo suas ideias.
Pior que tudo isso são as mensagens nos grupos das famosas redes sociais. Sempre tem aquele que de forma tão mecânica lança cartões natalinos cheios de “bichinhos dançantes” para todos os seus contatos contaminando nossas telas. Como se nossa vida se resumisse em grupos de transmissão. Ora! Se deseja mandar-me algo, que seja uma frase autêntica feita pensando em mim e não em dezenas de pessoas só para aliviar-se da mecanicidade em desejar felicidades. Afinal somos seres únicos e não temos tempo para desperdiçar com “copiar e colar” virtual. 
Bom mesmo seria se a chama do natal estivesse sempre acessa em nossas vidas e ações como uma lâmpada de luz própria e não como uma vela que se acende e apaga a cada 25 de dezembro de cada ano!

*Bióloga
Especialista em Educação e Gestão Ambiental
Mestre em Biologia Geral/ Bioprospecção

O livro Verbalizando Sentimentos está disponível na Livraria

A escritora Feirense Milena Moreira disponibiliza na Livraria SARAIVA o livro Verbalizando Sentimentos publicado em 2015, pelo editor Luciano Becalete. O livro apresenta o estilo da autora que se inspira na natureza, no ser humano, nas coisas do dia a dia e na religiosidade cristã católica e nos sentimentos do ser humano, principalmente o amor.

Milena M. O. Souza nasceu em Feira de Santana, em 18 de setembro de 1983, graduou-se em Fisioterapia em 2007 e realizou Pós Graduação em Fisioterapia Neurofuncional em 2009. Participou de diversas Antologias (O melhor do Poesias Encantadas, Poe´Vera, Palavras do Brasil, Cogito, Meus Contos, Poesias Encantadas VIII como consultora, Poesias encantadas IX e X, Memórias, Mulher Poesia). Participou do prêmio Talento Poético, em 2015 e 2016. Foi premiada com o terceiro lugar do 1º Concurso de Poesia de feira de Santana. “O amor pela literatura sempre esteve presente na minha vida, seja em prosa ou poesia” afirma Milena. (Assessoria de Comunicação)
O Que: Livro Verbalizando Sentimentos
Onde: Livraria ...
Quando: A partir de 2017
Valor: 30,00 reais
Pedidos: milemoreira@hotmail.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Ao poeta pantaneiro

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Lindita
Belo Horizonte, MG

O Poeta já cantou
Toda a sua incompletude
Sua vida renovou
No caminho da virtude.

Eu tenho em mim também
Um atraso de nascença
Nunca vou muito além
Apesar da benquerença.

Eu também sou aparelhada
Pra gostar da natureza
Ela é a minha amada
Por sua imensa beleza.

Borboletas sei amar
Pela luta que empenharam
Meu quintal é o meu lar
Meus sonhos nele ficaram.

Já morei em meu abismo
Mas guardei no peito o amor.
Com as fraquezas nunca cismo
A vida me dá vigor.

Eu não sei fotografar
O silêncio que adoro
Mas quero fotografar
A existência em que moro.

Nos pensamentos meus,
A vida é sempre assim
Vejo o perfume de Deus
Nas flores do meu jardim.


  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Ylvange Tavares

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Ylvange Tavares
Aracaju, SE

Um dia ensolarado,
Eu nasci do ventre
Dela.
Fui cuidado
Por ela.
Eu cresci;
Fui orientado
Por ela.
Um dia eu parti;
Vazio ficou o coração
Dela.
Ela ficou doente.
Voltei para cuidar
Dela.
Seu último suspiro,
Eu estava do lado
Dela.


  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Hoje não

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Lúcia Morais
Luanda, Angola

E como dizer que acabou?
Que o nosso amor terminou?

Hoje não, hoje vou lembrar-te
Da praia, do céu laranja e do gelado
Talvez fiquemos colados aqui no passado.

Hoje não, hoje vou mimar-te
Para que fique em ti a certeza que foste feliz
Pintar uma bela tatuagem, não essa dolorida cicatriz.

Hoje não, hoje vou abraçar-te
E procurar ficar assim o resto da vida
Não há o que enganar eu sei que é batalha perdida.

Hoje não, hoje vou beijar-te
Para que fique em mim o sabor
Porque não alimentaste esse amor?


Hoje não, hoje vou amar-te
Para que fique gravada a sensação
Quem sabe nasce um perdão.

Hoje não, hoje vou desculpar-me
Para que actos de verdade
Possam quem sabe salvar a amizade.

Hoje não, hoje vou dizer-te
Que ainda podemos dar certo
Sim me escutarás se te dizer de coração aberto.

Hoje não, não hoje.


  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Queria

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Adail Alencar
Dourados, MS

Queria fazer uma poesia,
Com a minha pureza de criança,
Retratar o meu dia a dia,
Em uma mensagem de esperança.
Queria que a televisão,
Não tivesse tanta miséria pra mostrar,
E que a nossa emoção,
Estivesse em todo amor que temos pra dar.
Queria que o nosso sonho lindo,
De paz e amor pra toda gente,
Refletisse nas crianças sorrindo,
E que não fossem tão carentes.
Queria que o mundo fosse igual,
Para todas as crianças da terra,
E que germinasse o mesmo ideal,
E que a paz vencesse a guerra.
Queria cada um vivendo na sua,
Conquistando a felicidade procurada,
E que os meninos de rua,
Também fossem crianças amadas.
Por que o meu sonho não pode ser realidade?
Por que o mundo tem que ser tão triste?
Por que todos não encontram a felicidade?
Por que a desigualdade existe?
Será que alguém pode responder?
O que os " poderosos " estão fazendo?
Se hoje muitas crianças vivem para sofrer,
Que mundo terá as crianças que estão nascendo?


  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

O processo editorial e o nascimento do livro

Canal: Manual do Mundo

Pinceladas de Arte - Théodore Géricault: A Balsa De Medusa

Canal: F O R Z A

Pinceladas de Arte - Goya - Os Fuzilamentos de 3 de Maio

Canal: F O R Z A

Pinceladas de Arte - Delacroix - A Liberdade Guiando o Povo

Canal: F O R Z A

Pinceladas de Arte - Michelangelo: o juízo final

Canal: F O R Z A

Pinceladas de Arte - Botticelli - O Nascimento de Vênus

Canal: F O R Z A

Acoustic Curves e o subjetivo By Animusic

Canal: Sam Z.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

A maior das aventuras: a travessia de nós mesmos

Imagem: http://a4.files.biography.com

Por Rogério Fernandes Lemes

Cento e sessenta e cinco anos depois Herman Melville continua entre nós. Sua genial obra, Moby Dick, é atualíssima e tem algo a nos dizer. A aventura é muito mais do que uma narrativa despretensiosa de uma perseguição ao grande cachalote branco. O romance retrata a jornada humana.

Por abordar temas universais, Melville situa-se entre os clássicos da literatura norte-americana. É certo que, por algum tempo, a obra passou despercebida até seu merecido reconhecimento. Destacamos três personagens: Ishmael, o narrador; Ahab, o lunático capitão; e, Queequeg, o canibal. Ishmael parte em busca de aventura nos sete mares narrando as glórias e os infortúnios de uma tripulação que mistifica seu capitão, totalmente tomado pelo ódio e que amarga não apenas a mutilação de seu corpo, mas de sua alma.

Essa obsessão de Ahab está muito além de uma simples vingança contra o cachalote branco. O capitão demonstra outra grande fera, da compleição humana, o orgulho. O companheiro de Ishmael é Queequeg, um príncipe canibal de uma tribo polinésia, que é a personificação da barbárie e da selvageria, traços estes, contrastantes com a docilidade e astúcia do pagão.

O poderoso cachalote branco, que mais parece um demônio a um animal, representa a força da natureza que o ser humano luta, incansavelmente, para dominá-la. É no mar que essa luta acontece. A vastidão e a solidão dos sete mares são elementos perfeitos deste cenário que Melville utiliza para demonstrar as batalhas diárias de cada um de nós.

Alguns marinheiros queriam apenas encher seus barris de espermacete e voltar para casa, para suas famílias e viverem tranquilamente suas vidas. Mas a admiração pelo capitão Ahab os levaria para uma armadilha mortal. Mesmo com os barris transbordando do precioso óleo, algo ultrapassa os limites sensatez cegando-os completamente.

Moby Dick é a história de cada ser humano lutando contra seu próprio destino. No mar da vida navegamos por águas desconhecidas; enfrentamos tempestades terríveis; vivemos momentos de total solidão em meio à vastidão do existir e convivemos com a sensação de incompletude, como se matar o grande cachalote fosse a solução para nossa finitude.

Talvez o grande desafio, mais do que sonhar e lançar-se ao mar, seja percebermos o momento de voltarmos, vivos, para casa.

Impressionando os Anjos - Gustavo Mioto

Composição: Gustavo Mioto / Theo Andrade
Produção Musical: Neto Schaefer

Direção: Jacques Jr
Roteiro: Gustavo Dena / Gustavo Mioto
Edição: Paulo Sergio Jr
Produção: Talita Pimenta
Figurino: Li Camargo, Larissa Caffeu, Michelle Valêncio
Maquiagem: Everton dos Anjos

Canal: Gustavo Mioto


Hoje foi tudo bem, só um pouco cansativo
Dia duro no trabalho que acabou comigo
Tô aqui com os pés pra cima pronto pra dormir
A saudade de você é visita frequente
Que nem a sua tia chata que irritava a gente
Ah, saudade da gente

Tirando isso, do resto até que eu estou dando conta
A Julinha tá banguela e o Pedro só apronta
O que faltava do carro eu já quitei a conta

Falando nisso, terminei o livro que você pediu pra eu ler
E só na página 70 entendi você
Naquela parte onde diz que o amor é fogo que arde sem se ver

Como é que tá ai? De você faz tempo que não ouço nada
Fala um pouco sua voz tá tão calada
Sei que agora deve estar impressionado anjos com sua risada

Mas de você faz tempo que não ouço nada
Fala um pouco sua voz tá tão calada
Ai de cima fala alto que eu preciso ouvir, como é que tá ai?

Tirando isso do resto até que eu estou dando conta
A Julinha tá banguela e o Pedro só apronta
O que faltava do carro eu já quitei a conta

Falando nisso, terminei o livro que você pediu pra eu ler
E só na página 70 eu entendi você
Naquela parte onde diz que o amor é fogo que arde sem se ver

Como é que tá ai? De você faz tempo que não ouço nada
Fala um pouco sua voz tá tão calada
Sei que agora deve estar impressionado os anjos com sua risada

Mas de você faz tempo que não ouço nada
Fala um pouco sua voz tá tão calada
Ai de cima fala alto que eu preciso ouvir. Como é que tá ai?

Sei que agora deve estar impressionado os anjos com sua risada

Fala alto que eu preciso ouvir
Como é que tá ai?

Lançamento do livro ALELOS ESMERALDINUS


Imagem: arquivo do Autor


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Revista Criticartes (Cordel)

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Zé Adalberto
Itapetim, PE

A Revista CriticArtes
Está cada vez mais viva.
Em sua 5ª Edição,
É bem comemorativa
Por ser um dos feitos grandes.
Viva Rogério Fernandes
Por essa iniciativa!

“Basta desejar profundo”,
Como interpretou Raul,
Para o sucesso alcançar
Essa dimensão azul
Que há um ano pertence
À Revista douradense
Do Mato Grosso do Sul.

Rogério Fernandes Lemes,
Seu idealizador,
Afirma enquanto poeta,
Propaga como escritor
Que a mais nobre das partes
Da Revista CriticArtes
É com certeza o leitor.

Dispõe de um expediente
Harmonioso e legal.
Tudo passa pelo seu
Conselho Editorial,
Mostrando com sensatez
Idioma Português
E publicação trimestral.

Em seus atos virtuais,
Posta, divulga e revela
Que a arte vinda das ruas
Também tem espaço nela,
A exemplo do spray
Que ganhou poder de rei
Ao coroar uma tela.

Apresenta na sequência
Até a capa atual
Cléo Busatto, Giani Torres,
Davi Roballo, que tal
Destes seguir o destino.
Depois Suely Sabino
E Mário Carabajal.

É ferramenta atrativa
Inteiramente de graça
Que coloca seus achados
Literalmente na praça
Sem classificar por tino
De treinador de canino
A “Vendedor de Fumaça”.

Traz expressões populares
Para compor sua grade.
Além de espaço poético
Com interatividade,
Comprova em toda edição
Liberdade de expressão
Com responsabilidade.

Publica artigos diversos,
Minicontos e cordel,
Crônicas, desenhos, buscando
Enaltecer seu papel
De mostrar novos autores,
Fortalecendo valores
Dignos de todo laurel.

Da nossa literatura
Vem hasteando a bandeira,
Compartilhando ideais,
Atravessando fronteira,
Crescendo a cada conquista,
Sendo por mérito a Revista
Literária brasileira.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

O palhaço

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: https://afremov.com

Isloany Machado
Campo Grande, MS

Olhava o palhaço e estava convicto de que havia algo de errado ali. Seus pais sentaram-se com ele na primeira fileira do circo, de modo que pode olhar cada detalhe. Era a primeira vez que via um palhaço tão de perto, na verdade aquela figura sempre lhe causara uma espécie de medo inexplicado, daqueles que chamam fobia. Ninguém entendia como uma criança podia ter um medo assim de um palhaço, uma figura que só quer fazer rir. Sentia-se idiota por ter tanto medo. Evitava qualquer contato. Quando o carro de som passava anunciando a chegada do circo, escondia-se embaixo da cama durante horas. Seus pais insistiam em levá-lo, pois acreditavam que um homem precisa enfrentar seus medos desde sempre. Encolhia-se entre as pernas da mãe e virava o rosto diante da aparição da figura tragicômica, sentia o peito pular sob a camisa xadrez preferida dele. 
Já um pouco maior, pode sentar-se na primeira fila e olhar mais demoradamente para ele. O que sentia era algo da ordem de um vazio, uma coisa que suas palavras não conseguiam alcançar. Há pouco deixara de ser criança e ainda carregava uma dificuldade grande de pensar seus sentimentos. Muitas pessoas carregam essa dificuldade sempre. Mas por ter-se mantido firme na primeira fileira, ganhou elogios de seus familiares, que diziam ser ele um moço já. Não era mais um medo paralisante, era algo diferente, quase dó em alguns momentos. Ah, que coisa difícil de definir, achou melhor deixar pra lá. Devia ser coisa da sua cabeça. No meio do espetáculo o palhaço aproximou-se dele e ofereceu-lhe uma flor de plástico. Ao final, viu seus amigos tirando fotografias com o palhaço. Recusou-se ao convite de um deles.
Remexendo nas suas coisas de infância encontrou a flor de plástico, empoeirada, e imediatamente a imagem do palhaço ocupou sua memória. Nunca entendera, por exemplo, por que havia uma lágrima num rosto pálido cuja boca era marcadamente feliz. Como vira de muito perto, pode notar que o riso era desenhado, não era dele. Por que mentia? Havia um par de sobrancelhas muito arqueadas dando a impressão de olhos que a tudo viam o tempo todo. No meio da face um nariz vermelho tão grande que provavelmente o impediam de ver qualquer coisa que estivesse debaixo de si. Tampouco podia compreender o fato daquele sujeito usar roupas e sapatos muito maiores do que os seus pés, sendo que sempre tropeçava neles e caía. 
Remexendo nas memórias pode entender o medo inicial e o posterior vazio que sentia ao ver o palhaço. Agora que já era homem feito, podia contar com as palavras em vários momentos, não em todos, infelizmente. Entendeu que o palhaço era uma caricatura, um exagero do humano. A lágrima em paradoxo com o riso desenhado no rosto denotava que a felicidade é um estado inconstante, paradoxal, flutuante, mas que muitos precisam colocá-lo como permanência. É preciso olhar de perto para notar que um sorriso pode ser um belo disfarce, mas que a verdade nunca se diz toda, sempre há um resto não dito. Era pra denunciar isso a mascarada dele. Sobrancelhas arqueadas para alguém que vê longe e muito, talvez até mais do que gostaria. Um nariz grande para dizer que muitos homens, apesar da impressão de que tudo veem, às vezes não enxergam o que está embaixo do próprio nariz. Por fim, as roupas e sapatos grandes denunciavam que o homem sempre quer muito mais do que precisa, ou ainda, quer sempre o que não precisa. Mas é nisso que ele sempre tropeça e cai. Todo este conjunto causava riso nas crianças e nos adultos, mas não causava nele. Aquelas pessoas riam do palhaço, sem saber que riam de si mesmas. Ele não ria. Algumas outras pessoas provavelmente também não riam. Sentia algo diferente e agora sabia que era pena. 
Olhou novamente para a flor de plástico. Uma lágrima correu em seu rosto. Mirou o espelho que estava a dois metros de si e imediatamente deixou escapar um sorriso, pois agora não tinha mais medo. Compreendeu perfeitamente que uma lágrima e um sorriso podem coexistir, pois das incoerências se constitui o homem.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

A cigarra que encanta e a formiga encantada

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: http://www.contioutra.com

Edvânia Ramos
Aracaju, SE

Todo o dia lá ia a formiga Dudinha ladeira abaixo com uma folha na cabeça. No caminho sempre encontrava a mesma companheira. A cigarra Milena havia se tornado sua amiga no inverno do ano passado e descia, com ela, aquele enorme caminho de barro diariamente, sempre cantando e falando como a pior das tagarelas.
Dudinha sorria com o gesticular exagerado de Milena, outras vezes balançava a cabeça de um lado para o outro como se a achasse meio maluquinha.
Todos os dias era a mesma rotina, o que mudou é que agora, Milena, quando via que Dudinha estava cansada ajudava a amiga a carregar suas folhas, mas nunca em hipótese alguma de boca fechada, sempre cantarolando ou contando estórias da floresta.
Certo dia chovia muito, muito mesmo, um temporal assustador. Em dias como este Milena gostava de ficar escondida no oco de alguma árvore escura, apenas cantarolando para disfarçar seu medo dos trovões. Ficava tremendo imaginando no que poderia lhe acontecer.
Sentiu que algo estava errado. Com a forte chuva o dia pareceu terminar mais cedo e não viu sua amiga voltar. Permaneceu no seu lugar, mas, Dudinha não voltou e isso a deixou triste. Suas pernas pequenas e finas tremiam de medo em pensar que tinha que fazer algo e, o algo, era sair na noite escura a procura da sua amiga.
Olhou pro céu nenhuma estrela, nem mesmo a lua, apenas os trovões e os relâmpagos, mas foi forte e desceu ladeira abaixo, gritando seu nome e cantando para esquecer o medo que tomava seu ser.
“Eu não sou medrosa, sou mesmo é corajosa”. Amiga formiga se me ouve responde! Onde está a graça de brincar de esconde-esconde se o sol ainda não brilhou nem o trovão passou? Essa formiga é mais doida que eu. Exclamou a cigarra encharcada de chuva. Desceu mais um pouco já quase desistindo quando ouviu um respirar fundo, mas lento.
– Dudinha é você?
– Ajude-me amiga cigarra, estou presa no lamarão, não consigo me mexer.
A cigarra correu apresou-se a ajudar a amiga. Retirou primeiro a folha que ela teimava em segurar na cabeça e logo depois puxou seu frágil corpo da lama que prendia suas pernas pequeninas. A formiga sorriu agradecida e perguntou emocionada com o abraço que recebeu.
– Como venceu seu medo de trovões cigarra Milena?
E com olhos marejados ela responde:
– Tudo que vem da natureza é obra divina, devemos respeitar, mas nenhum trovão, nenhum raio, nem a chuva, nem o sol, nem o dia e nem a noite é mais forte que o amor e a amizade que podemos sentir pelo próximo.
A amiga formiga abraçou sua amiga cigarra e juntas retornaram para casa na certeza de que nunca mais estariam sozinhas, seja qual for a tempestade do momento, juntas elas venceriam.
– Sabe o que estive pensando amiga cigarra?
– Formiga pensa? Risos. Sorrindo ela completou.
– No encanto que tem sua melodia, foi o que pensei durante todo o tempo em que estive ali presa.
– Não foi a minha música. Foi o desejo de continuar vivendo. A vida é a mais bela canção amiga formiga e, o coração, é o violão que decifra a letra da melodia que trazemos na alma. 
– Vamos cantar?
– Canta cigarra, canta que na chuva eu danço.
Elas seguiram, sorrindo, abraçadas, celebrando a vida e o encanto do ato viver. Seu medo tem o tamanho que você dá para ele. Procure o deixar menor que um grão de areia e logo um mar de vitórias surge para banhar teus mais belos sonhos.
(Texto dedicado a Maria Eduarda Dias Maia)


  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Tentando descrever Manoel

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: http://homoliteratus.com

Nena Sarti
Campo Grande, MS

Falar de Manoel de Barros não é tarefa fácil. O conheci em um Congresso Literário em uma tarde nublada. Quando ele entrou na sala o sol apareceu lá fora e dentro do recinto. Não lembro o ano, também nem quero lembrar, porque a sua imagem continua nítida em minha mente.
Descrevê-lo seria audacioso de minha parte. Ele nasceu com o sorriso estampado. Tudo nele é esplendor. Vou deixar os verbos no presente uma vez que poeta não morre, posto que é imortal.
Literalmente tem perfume de flores. Quando consegui sentar ao seu lado senti o quão frágil e pequena sou diante dessa figura que Deus nos mandou para amar.
Enquanto estava na ativa, nas escolas e afins levava para sala de aula seus livros, seus poemas ramificados de poesia, ou não, como ele mesmo diz. E ensinava, e lia, e escrevia e os alunos entendiam. Sim, entendiam, pois, eu esmiuçava palavra por palavra de seus versos, de suas frases, de seus pensamentos sobre a natureza. 
Eu o conheci, ficamos de mãos dadas, eu olhando para ele embevecida e ele sorrindo, rindo, divertindo-se com o meu amor à primeira vista, porque não os dois olhos dentro de seus olhos de um azul que até doía.
Foi um instante em um Congresso Literário em uma tarde nublada que conheci a luz transcendente de luz. 
Saudades? Talvez. Quem o conheceu e o tocou continua com a sua presença impregnada nesse universo de versos e canções.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

A dança se foi

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: https://sunscomingup.files.wordpress.com

Pérola Bensabath
Salvador, BA

De repente lembrei-me d’eu dançarina. Esvoaçante na leveza do meu corpo juvenil. 
A mágica da minha dança não mais permanece na harmoniosa melodia e nem na contradança do presente.
O coração me pergunta: onde está a menina que dançava sutil, volteante, tal boneca da caixinha de música? Aquela garotinha que bailava com a alma... ao personagem se entregava, vibrava na música e no diapasão da maestria? La petite femme com a dança correndo tal sangue nas veias em pulsante paixão de rodopios incontidos.
Ela se foi.
A maternidade levou a minha dança. Agora... o tempo inclemente cobra os reflexos da purpurina, da adrenalina. Não mais dança a bailarina. O saiote se mistura às sapatilhas, envoltos em véus e guardados no fundo do baú. Os acordes da música clássica ressoam docemente como ecos do passado. O meu voltear agora se resume aos palcos da vida, pois em versos e reversos, o show tem que continuar.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

A morte da vida que mata

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: http://www.bemparana.com.br

Valeria Gurgel
Itabirito, MG

 A morte sempre tem sido um tema visto pelo âmbito da ambiguidade. Como uma controvérsia que ao mesmo tempo em que aterroriza, angustia, traumatiza, apavora, também desperta certo fascínio e curiosidade, pois que a única certeza dessa vida, ainda que inadmissível por muitos, é a morte. Assim, mesmo que o medo pelo desconhecimento e vulnerabilidade do tema que engloba a vida diante da morte exista, aí mora a curiosidade indomável por essa suscetibilidade de uma complexidade heterogênica, quando o tema é estudado e pesquisado por filósofos, religiosos, céticos, povos de todos as origens e de todas as culturas, de todos os tempos.
E desde a criação do mundo e dos seres viventes, surge a morte, que passa a ser enxergada como o fim de uma etapa, de uma jornada, cumprimento de uma missão, castigo, fechamento de um ciclo evolutivo, ou o extermínio do próprio corpo físico, da matéria densa, do invólucro da energia cósmica que forma a vida e até um desfragmentar do etéreo para os que interpretam a energia também como uma matéria sutilmente cósmica. São as formas curiosas e diferentes de se analisar o tema, mas sempre acolhendo o respeito pelo receio ao desconhecido ao incompreendido, ao que foge do controle humano. Talvez, seja necessário desmitificarmos o real sentido da vida para não mais precisar aterrorizar se com a morte.
Mas e se enxergássemos a morte por um aspecto analítico da morte da vida que mata?
A morte vista de uma forma efêmera e distinta acontecendo a cada fração de segundos como certa renovação celular, energética e cósmica?
Como ensinamento, lapidação da ideia grotesca que alimenta a vida que se mata aos poucos, acreditando estar vivendo para um dia morrer?
E, a partir daí, perceber o comprometimento que ambas temem entre si, ao ponto de numa dicotomia entre a vida e a morte não poder prever quando a vida mata a morte ou quando a morte mata a vida?
Pois que se morre vivendo a cada dia e muitos estão se matando a todo instante sem perceber! Quando o deserto do egoísmo nutre a solidão de areia desenhando formas irreais do viver. Amores sem essência e valores sem consistência.
A morte poderia ser nada mais nada menos que a morte que a vida mata!
Então porque essa utopia que afirma que a morte sempre chega de forma estupidamente repentina em nossas vidas? Ou que nos pega de surpresa? Ou até que nunca estaremos preparados para encará-la de frente?
Aquele que mais viveu seria então o que permaneceu longos anos sobre a Terra? Ou talvez o que menos viveu fosse aquele que temendo a morte tentou evita-la de forma infantil, e covarde, enterrando sonhos, dormindo oportunidades, conservando ideias em cérebros congelados para não deteriorar os sentimentos?
Quantos nós já foram dados em laços de liberdade e quantas algemas o destino permitiu pela ânsia de ser feliz?
A morte só mata a vida que não se deixa viver! Que não se permite burilar o oleiro da consciência!
Pedras brutas se deslocam da inércia quando a morte sacode o deserto da ignorância! E levanta a poeira que os ventos da inconsciência exalam, contaminando consciências letárgicas de vidas em decomposição, meros cadáveres ambulantes circulam pelas academias do saber em busca de um sentido real que as façam ressurgir do abismo da incoerência de saber viver.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Poetisa Ruth Hellmann lança seu novo livro

Divulgação da Autora

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Minha alma e eu

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: http://www.almaobservatory.org

Suely Sabino Reis
Coronel Fabriciano, MG

Não bastam os espinhos naturais
Naturais ainda são fracos
Fracos sentimentos eu tenho
Tenho outras defesas,

Defesas que criei
Criei ou copiei
Copiei uma cerca
Cerca de arame,

Arame não basta ainda
Ainda grito
Grito se me tocar
Tocar aqui é morte,

Morte que avisa
Avisa exalando perfume
Perfume de mulher
Mulher eu sou,

Sou uma fera também
Também tenho garras
Garras nascida em versos
Versos muito naturais.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Por uma política cultural pública

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: https://gds-wifmtpphmjvvgffvmg.netdna-ssl.com

Dinovaldo Gilioli 
Florianópolis, SC
Autor do livro Cem poemas

Cultura não é só literatura, música, cinema, teatro, dança, artes plásticas. É também o conjunto das chamadas “culturas populares”, o artesanato, as festas e o folclore. Além disso, é a forma de comer, de vestir, de enterrar nossos mortos, de viver. Enfim, é um processo de construção permanente no qual homens e mulheres são sujeitos criadores. Mais do que entretenimento, é o modo pelo qual uma sociedade dá sentido à sua própria existência.
Compartilhando da ideia de que nenhuma cultura é superior a outra, uma política cultural de caráter público, democrático, pluralista não deve reforçar as diferenças entre o que se conhece geralmente como “cultura erudita” (música clássica, balé, literatura, ópera, etc.) e “cultura popular”. Pelo contrário, para que não haja uma sobreposição de valores, deve-se estimular a diversidade de práticas culturais e provocar o encontro das várias maneiras do fazer cultural. Sem esquecer que certas atividades são simplesmente invenções da indústria cultural que recorrem à padronização/massificação, visando apenas ao lucro. Ou ainda servem a interesses populistas e dominantes.
Neste sentido, uma política cultural pública deve incentivar e provocar a auto-organização dos setores culturais, a fim de que a produção cultural não fique sujeita aos interesses do Estado e/ou iniciativa privada, contribuindo para que a pluralidade cultural que compõe o município assuma o destino de suas práticas, não abdicando de sua herança ancestral, nem do direito à invenção. Essa política deve ainda resgatar a memória cultural do povo, preservar a sua identidade e estimular o intercâmbio dentro e fora do país.
É preciso romper com a lógica privatista, em que o poder público procura se desvencilhar de sua função social. Afinal de contas, por que pagamos impostos, a serviço de que, e de quem, deve estar o Estado? É fundamental e urgente cobrar dos gestores da coisa pública a responsabilidade perante as necessidades culturais da cidade, que leve em consideração os artistas, os produtores culturais e a população.
Por fim, uma política cultural pública deve estimular a produção e possibilitar o acesso aos bens culturais sem privilégio de qualquer espécie e contribuir para a efetiva construção da cidadania, em que sujeitos críticos – verdadeiros fazedores da história, tomem em suas mãos o controle das práticas culturais.
Em tempos neoliberais, de endeusamento do mercado, de exacerbado culto ao individualismo, de selvagem competição e egoísmo, nunca foi tão importante valorizar a cultura, como identidade genuína de um povo e da nação, pois a ação cultural pode propiciar espaços que resgatem, preservem e criem novos vínculos de solidariedade, em que o ser humano sobreponha todas as coisas.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Manoel Venceslau Leite de Barros

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: http://www.carosamigos.com.br

Joabnascimento
Camocim, CE

Aos dezenove dias do mês
Ano de mil novecentos e dezesseis
O mês era dezembro
Manoel de Barros nascia
Trazendo consigo a poesia
A hora exata eu não lembro

Com um ano de idade
Mudou-se pra outra cidade
Foi morar em corumbá
Na região do pantanal
Viveu no meio de curral
Deixava a cidade de Cuiabá

Aquele pequeno menino
Com alcunha de “neguinho”
Precisava estudar
Aos oito anos de idade
Partiu pra outra cidade
Para o colégio se internar

Após dez anos de internato
Com os livros teve contato
Do padre Antonio Vieira
Partiu para o rio de janeiro
Foi comunista e grafiteiro
Quase foi preso ao dar bobeira

Após ter um monumento pichado
Um livro que nunca foi publicado
O livrou certa vez da prisão
A dona da pensão o protegeu
Aos policiais o livro ele deu
“Nossa senhora de minha escuridão”

Com o seu idealismo
Aderiu ao comunismo
Formou-se em advocacia
Foi membro da “juventude comunista”
Assim de vez ele conquista
Tudo aquilo que queria

Desde os treze anos de idade
Já demonstrava afinidade
Admirava a poesia
Só aos dezenove anos escreveu
O primeiro poema seu
Para o nosso prazer e alegria

O primeiro livro publicado
“Poemas concebidos sem pecados”
Foi feito artesanalmente
Esse foi o ponto de partida
De tantos outros em sua vida
Que viriam naturalmente

“Não assumir reponsabilidade
Com a prática da verdade
No meio da literatura”
Com seu rico material sensitivo
Usando o seu arbítrio criativo
Fez da poesia a sua arte pura

Do comunismo se desligou
Quando prestes o decepcionou
Após dez anos de prisão
“Quando o seu discurso escutei
Sentei na calçada e chorei”
Foi grande a decepção

Saiu sem rumo desconsolado
Largou tudo de lado
E voltou para o pantanal
Dali foi pra Bolívia e Peru
Depois saiu da América do Sul
Em Nova York fez uma pausa afinal

Passou um ano estudando
Cinema e pintura cursando
Reforçou seu sentido de liberdade
Ao voltar par o seu país
O destino deus assim quis
Conheceu o motivo da sua felicidade

Stella o seu grande amor
Após três meses com ela casou
Viveram sempre apaixonados
Pedro, Marta e João.
São frutos dessa união
Filhos por deus abençoados

Com muitos prêmios conquistados
Sempre viveu no anonimato
Por sua culpa e opção
Depois que Millôr o descobriu
Sua fama logo emergiu
Popularidade em toda a nação

Carlos Drummond com bom motivo
Recusou o epíteto de maior poeta vivo
Que existia nessa nação
Em prol do poeta Manoel
Pra quem ele tirou o chapéu
Com autoridade e razão

Foi um poeta renomado
Seu nome é considerado
Em qualquer parte, que for
Conhecido nacionalmente
Suas obras estão presentes
No Brasil e no exterior

Entre muitas homenagens
Enriqueceram a sua bagagem
Com prêmios que colecionou
São tantos para falar
Os maiores eu tenho que citar
Dois prêmios jabuti ele ganhou

Estabeleceu-se como fazendeiro
Da propriedade que foi herdeiro
Do seu velho genitor
Continuou poetisando
Suas obras sempre editando
Encantado o seu leitor

O homem parte a obra permanece
E assim ele enriquece
De uma forma genial
O grande poeta partiu
Seu legado ao povo serviu
Será sempre um imortal

No ano do seu centenário
É justo, é extraordinário.
Esse grande reconhecimento
Com meu modo simples de falar
Estou a lhe homenagear
Com honraria no meu pensamento.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Madrugada

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Imagem: https://3.bp.blogspot.com
Jani Brasil
Brasília, DF

Na madrugada fria
Ouço a voz da solidão
A me abraçar...
Ouço o tic tac
De um coração a pulsar
Ouço o pensamento voar...
Em desejos ardentes a pulsar...
Ouço o sonho a derramar...
Ouço a lágrima a rolar...
Mas acima de tudo...
Ouço Deus a me acalmar!

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Ecosys do Amor

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Imagem: http://spacenews.com.br
Angela Matos
Frei Inocêncio, MG

Respirar está difícil
Difícil os dias sem você
Você que mora nos meus sonhos
Sonhos que não me deixam viver.

Viver de saudades tua
Tua boca e seu amor
Amor que sustenta o ego
Ego de querer viver.

Viver um romance a dois
Dois amores, dois amigos
Amigos que se entrelaçam
Entrelaçam feito raízes.

Raízes do bem-querer
Querer ficar para sempre
Sempre contigo a viver
Viver e aliviada respirar.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Solilóquio poético

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Imagem: http://www.soudapromessa.com.br
Flávia Kruck
Marilândia do Sul, PR

O que são poemas?
Pra mim?
Conjunto de rimas, versos e estrofes
Com ou sem sentido?
Apenas palavras soltas.
Esconderijo das ilusões.
O que são poemas?
Refúgio dos mal-amados,
Confissão dos apaixonados.
O que são poemas?
Rimas de amadores,
Versos de dores,
Estrofes de amores,
Sonetos de idealizadores.
O que são poemas?
Pra mim, pra ele ou pra nós?
Poemas são textos,
Poemas são pretextos,
Poemas são discursos,
Poemas são esdrúxulos,
Poemas são a tradução do que é o amor,
E de todo o caminho que o transforma em dor.


  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Água

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Imagem: http://www.menuespecial.com.br
Leomária Mendes Sobrinho
Salvador, BA

A água é essencial
Para o banho,
Para o ganho.
Para energia é crucial.

A água é magia sem cor
Ao transformar-se em formosura.
Muda o volume e a mistura.
Não possui cheiro ou odor.

A água não deixa marca.
Sua sombra depois exala.
Dos precipícios à montanha escala.
Nenhum espírito abarca.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Ter Fé

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Imagem: http://images.forwallpaper.com
Alaíde Souza Costa
Aracaju, SE

O que é ter fé?
“É um salto no escuro”
Por cima do muro
“Nos braços de Deus”?
Verdade, irmão querido
Sabemos muito bem, disso.
Mas, ter fé é ir mais além!
Defendo que é praticar o bem
Sem sequer esperar um vintém!
Simplesmente porque acredito
Ser filha de um Deus justo e bonito
Que nos colocou nessa bela Terra
Para auxiliarmos uns aos outros.
Seguir, praticando sempre o bem
Sem escolher, sem olhar a quem
Até chegarmos ao glorioso dia
De voltarmos ao céu, ô Maria!
Prestarmos conta do que fizemos
E do que deixamos de fazer, então
Pelo nosso próximo, o nosso irmão!

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

La Chispa

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: http://res.cloudinary.com

Mariano Errecar
Garupá - Provincia de Misiones, Argentina

Chispa mágica, te espero,
Como el pehuen desvelado
Espera nocturno, helado,
Al rayo del sol primero.
Ansío, anhelo y quiero,
Más cerceno el cutre ruego,
Que en tangencia me hagas fuego.
Fuego en centellar de versos,
Como corderos perversos
Nutren el piño de mi ego.

Así de mi mano en llamas
Se esparcen por el papel
Libres voces en tropel,
Cual flores por las retamas.

La pluma es punta de flamas,
Que con impiadoso ardor
Declama amor y candor.
Palabras que son tizones
Tizones que abren pasiones
Para el joven trovador

Y muy luego, sosegada,
Y en la hoguera de mi mente,
Por un destello silente
Cesa la chispa adecuada.
Como redoma blindada
El cuarto, aun arrebolado
Sustenta firme, extasiado,
La ceniza espiritual
Que se templa en el ritual
Del numen ya consumado.

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Nosso Manoel...

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Manipulação de imagens pela Revista Criticartes
Bianca Marafiga
Dourados, MS

Renovando o homem usando borboletas,
Arquitetando silêncios...
Em uma casa ou em uma rua sem nome.

Ele, um homem simples.
Escuta a voz dos passarinhos que recitam,
E canta a canção das cigarras que arrebentam o verão.

O glorioso...
E não um Manoel qualquer...
Aquele criado no mato,
Que aprendeu a gostar das coisinhas do chão,
Antes mesmo das coisas celestiais.

Aprendeu mais com as abelhas do que com aeroplanos.
Manoel não queria significar,
Apenas queria assim como eu,
Inventar caminhos com novas palavras.

Hoje não mais apenas Manoel de Barros, mas Manoel dos Céus,
“Fecho os olhos, descanso. Os ventos levam-me longe... Longe”

E assim, por aqui ficam os poetas que Manoel inspirou.
Fica também a certeza de que encontrou por lá,
Coisas mansas, e a liberdade para o silêncio das formas e das cores.



  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Medo

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Imagem: http://www.colegioweb.com.br
Marcelo de Oliveira Souza, IWA
Salvador, BA

A violência nas grandes cidades está aumentando cada vez mais, as pessoas já têm medo de sair de casa, ficar no domicílio, já nem sabem mais como proceder. 
O medo do outro virou uma rotina, andamos já olhando para trás, quando uma pessoa demora caminhando atrás da gente, já bate uma súbita preocupação. 
As crianças já estão preocupadas com tudo isso, o bicho papão virou o bandido, a bruxa, virou o maníaco; ou até o palhaço que virou símbolo de brincadeiras mortais, onde pessoas fantasiadas desse “inocente” personagem saem com facas, machados, motosserras, para assustar todos no caminho. 
Agora apareceu aqui em Salvador, um grupo de pessoas com seringa na mão furando outras, simplesmente por malvadeza, alguns deles se regozijam com o fato mostrando o objeto esvaziado. 
Esse “modus operandi”, já está ultrapassando as fronteiras da “Boa Terra” já acontecendo incidentes até em Feira de Santana. 
O nosso país já é caracterizado pela violência, onde o número de homicídios já supera a guerra da Síria, mas nem por isso temos leis que trabalham firmemente encima dessa grande problemática, até no futebol que é nosso grande “circo” vemos cenas deprimentes de violência, onde “marginais” vestidos de torcedores espancam policiais; matam torcedores de outros times, onde o medo se arrasta em todos os sentidos, pois os brasileiros perderam tudo, os seus direitos a cada dia são vilipendiados, na “mão” grande, até em aposentar-se o medo se instala, não mais por causa da defasagem salarial, mas pelo simples motivo que o “nosso” novo governo governa com o cajado da tirania, apoiado pelos parlamentares, tirando o direito de aposentar-se no seu tempo, dito certo.
Assim o medo se alastra em todos os aspectos, não vemos alguma saída, senão por meio do voto, mas como se até para votar somos obrigados e somos sutilmente dirigidos a votar em quem vai nos meter medo no futuro?

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O milagre da vida

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Imagem: s-media-cache-ak0.pinimg.com
Marta Amaral
Arapiraca, AL

Um sonho de um casal era formar uma família, um filho queria ter, mas o tempo parece enlouquecer em meio às adversidades, a criança não podia nascer. 
De um sonho sem realização, que é transformando em aflição. 
É o choro da madrugada, a pergunta sem resposta o silêncio no meio da angústia. 
E nesse contratempo da vida, tudo parece ficar perdido, já não há mais esperança, onde está o sonho do nascer daquela criança? 
A vida não é injusta, nem tudo se dar por acabado, quando se crer pode esperar, o tempo tem um dono, que ensina a buscar, clamar e suportar a espera alcançada. 
É da promessa esquecida, renovada pelo Senhor é a oração feita em meio a dor. 
A criança chegou!
Quando já não havia mas esperança o impossível virou possível, como um novo amanhecer que deu sentindo para o novo viver
É uma sementinha que começa a crescer, uma nova vida há de aparecer e nove meses a percorrer. 
Um sonho que vira realidade, a Fé que deu a certeza daquilo que não se ver, é uma nova história, do ontem, do hoje e do agora...
A história que virou um conto, que deu esperança outras vidas, dela surgiu novas experiências, não o que diz a ciência, mas a Fé e a cresça é que leva a crer.
Que nesse mundo a um Deus de grande poder.
É o nada que vira tudo, a dúvida que vira a certeza, o não pode, que vira tudo pode.
E bem longe disso tudo, aquele sonho quase morto, ressuscitou da fé e do amor, a criança se formou. 
E um nome ganhou, Giovanna. Assim se chama, nove anos ela ganhou, a sementinha que era morta uma vida ganhou, hoje em nosso convivo, vive cercada de amor. 
São os mistérios da vida das mãos do Criador. 
É o milagre da vida, de um sonho em realização, a Fé envolvida no meio da oração. 
Giovanna a menina do milagre... O milagre da vida!
O impossível só torna possível mediante a Fé que sentimos. Deus tem sempre um milagre a operar na vida dos que crer!

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  

Amor e esperança: dois sentimentos inseparáveis

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016  
Imagem: http://todahelohim.com
Carlos Alexandre Nascimento Aragão*
Monte Alegre de Sergipe, SE

O dia surge com o raiar do sol. Logo vem a esperança de cada ser humano, alguns agradecem por ter conseguido visualizar o brilho de mais um amanhecer, outros lamentam por ainda viver. O fato é: nunca estaremos compartilhando da mesma energia astral.
Não sei o motivo de isso acontecer, mas sei que aquela mulher, residindo no mais longínquo lugar, Dona Rose, sempre traz consigo a esperança de o dia de hoje ser muito melhor que o de ontem. Onde ela busca esta energia? Por que ela nunca está do lado contrário?
Acredito que deve haver algum mistério rondando a vida dessa jovem mulher, o que será? Diante dessa interrogação, comecei a observar essa criatura com mais frequência e aproximação. Assim, fui descobrindo que cada ser humano busca acreditar em uma esperança capaz de tornar-se real ou não, mas mesmo assim não desacredita no amanhã.
A senhora, olhos claros, pele branca e cabelos pretos, traz consigo a marca de uma vida estigmatizada pela força da ideologia machista, personificada na pessoa do seu esposo, um homem de olhos e cabelos pretos, estatura mediana, pele parda e não possuidor de um físico saudável. Desde que se casou, aos 14 anos de idade, não sabe ou nunca presenciou uma palavra de afeto/carinho do seu companheiro. Como pode um ser sobreviver a tal situação?
Esse questionamento é feito, caro leitor, para que possamos pensar, mas continuo sem saber o motivo para tão honroso respeito e cuidado que a renegada atribui ao seu homem.
Quando começo a analisar, logo percebo que o comportamento da refém se deve, uma parte, à sua criação, pois sempre foi admirada por seus irmãos e pais. A criação reflete na construção do sujeito adulto. A outra parte está atrelada ao imaginário social perpetuado no seio da sociedade quando as mulheres são desacompanhadas dos seus esposos. Elas tornam-se vulneráveis ao famoso pensamento “separou-se para vadiar com outros homens”.
Será mesmo que as Roses existentes neste vasto mundo compartilham desta ação? É fácil, leitor, apontarmos o indicador na direção de qualquer ser, mas é muito difícil buscarmos o real motivo de uma separação. É por isso que continuaremos ver Roses sendo machucadas, assassinadas e em muitos casos silenciadas por não terem forças para enfrentar a voz de uma sociedade hipócrita. 
Nesse sentido, a energia emanada do olhar, sorriso e atenção da Dona Rose advém da esperança de um dia poder ouvir do seu grande e único amor, um obrigado ou até mesmo um perdão. Ela estará pronta para perdoá-lo, porque o amor é o laço mais forte que os une. Ah, como é bom amar! Mas amar exige retorno, ser amado também. 
Será que diante da arrogância, do machismo não deve existir um pequeno afeto? Pode não ser visível, porque homem não ama. Homem trabalha para manter a sobrevivência do clã.
É, nobre, leitor, enquanto alguns demonstram o seu amor, mesmo se submetendo às situações constrangedoras, outros preferem esconder esse sentimento. Sejamos como a Rose, exalando esse perfume de esperança por dias melhores, esperando a Rosa se abrir, enfeitando o dia de cada ser que busca viver, independentemente da situação, um amor viniciano.

*Mestre em Letras - UFS
Professor da rede estadual de SE
Membro Fundador da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano - cadeira nº 28
Membro da Academia Gloriense de Letras - cadeira nº 13
http://lattes.cnpq.br/7300092564942762

  Revista Criticartes - Ano II, nº. 5 - 2016