sábado, 28 de maio de 2016

A MENINA COM MAIS DE TRINTA

Por Rogério Fernandes Lemes

Na semana em que concluí uma formação para o trânsito ouvi, reiteradas vezes, os instrutores falarem sobre os acidentes que os agentes presenciam rotineiramente, a ponto de não mais causarem desconforto dado à quantidade de tragédias vivenciadas por eles. Como passamos duas semanas em sala de aula acabei ficando desatualizado sobre o noticiário nacional.

Após a conclusão teórica do curso encontrava-me em casa, quando recebi uma mensagem em um desses aplicativos que, vez ou outra, é bloqueado pela Justiça. Tratava-se da solicitação de uma repórter de televisão sobre os números estatísticos de estupros ocorridos em Dourados, no ano de 2015 e até a presente data.

Concluído o levantamento dos números assombrosos, diga-se de passagem, e a aprovação institucional para a divulgação na imprensa foi que tomei conhecimento, através dos noticiários, sobre um estupro coletivo ocorrido na zona Oeste do Rio de Janeiro.

Recebi, pelo mesmo aplicativo, fotos da vítima de dezesseis anos ostentando arma de fogo e armamento pesado e, logo em seguida, fotos tiradas por seu suposto namorado, mais um vídeo chocante. Nos noticiários a repercussão do crime e algumas manifestações de autoridades públicas exigindo a imediata identificação e responsabilização dos criminosos.

O Mais revoltante do vídeo foi ouvir a forma como os rapazes ostentavam a barbaridade que cometeram como se fosse um troféu; como se aquilo fosse digno de ser exibido nas redes sociais, como forma de mandar uma mensagem para seus rivais.

Valendo-me das palavras de uma ministra brasileira, penso ser impossível para os homens civilizados não pensarem na possibilidade de tamanha crueldade acontecer com suas filhas, como possíveis vítimas. Uma sensação horrível.

Em depoimento, a adolescente disse que se sentia um lixo. Ela foi estuprada por mais de trinta animais. O que esses homens fizeram atenta contra todas as mulheres, todas as pessoas de boa vontade e altruístas. Um atentado contra a humanidade.

As janelas traumáticas abertas na vida daquela adolescente marcaram-na para sempre. Que dor para um pai, uma mãe, familiares e amigos ao verem aquelas horrendas fotos ou assistirem aos vídeos da estupidez humana, publicados em redes sociais como forma de entretenimento.

O que fizemos com a juventude? Onde falhamos como pais e educadores? Qual é o futuro que nos espera?

Mais uma vez mostramos ao mundo inteiro aquilo que somos capazes de fazer. Em tempos onde o cientificismo é endeusado, mistificado e concebido como o único canal confiável para responder às angústias das pessoas, perguntamos: o que a ciência pode fazer para tirar a humanidade deste estado de barbárie?

domingo, 1 de maio de 2016

Fique livre dos pop-ups de anúncios no seu computador

por Rogério Fernandes Lemes

Você está navegando na internet e, de repente, aparecem anúncios e novas guias de propaganda em seu navegador. Além de interromper sua leitura e concentração, nada do que você fizer será capaz de pará-los. Estamos falando de adware, malware e spyware. Você sabe o que eles são? São pragas virtuais de muito mau gosto, mas que servem a um propósito criminoso.
Se você teve dificuldade em definir precisamente estas três palavras, não se preocupe, pois, o pior é o que eles causam em nossas vidas e você pode estar com seu computador infectado por essas linhas de códigos de programação.
Você vai nas configurações do seu navegador e restaura a configuração padrão e, então, retorna a navegar lendo, por exemplo, um artigo sobre os Millennials, também conhecidos como a geração Y e, novamente, lá estão os anúncios e propagandas que você não pediu para ver. Seu computador pode estar infectado por um, dois, ou os três vilões ao mesmo tempo. Em rápidas palavras vamos entender os que são essas pragas virtuais.
Adware é uma palavra que vem do inglês “ad” que significa “anúncio” e “software”, que é todo programa de computador. Um adware é um programa ou linha de código de programação instalado, sem sua permissão, que diminuem o desempenho de seu computador e deixa lenta sua conexão com a internet.
O malware vem do termo inglês “malicious software” e conforme a wikipedia “destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações, confidenciais ou não.
Por último, o spyware, é um programa desenvolvido por “firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender estes dados” para outras empresas comerciais.
Independente das especificidades de cada programa, o fato é que todos eles desrespeitam nosso direito de escolher o que desejamos ver ou comprar na internet. Mas o que fazer para ficarmos livres dessa chatice que nos tira do sério?
Primeiramente, não saia clicando em tudo o que se vê na internet. Em alguns casos, são verdadeiras armadilhas esperando um clique de alguém desatento. Não abra e-mails de desconhecidos e com anexos duvidosos. Lembre-se sempre de que as instituições governamentais não enviam e-mails para as pessoas, salvo em casos específicos e com a devida autorização prévia. E tem mais uma coisa! Se for e-mail sobre prêmio que você ganhou esqueça, é vírus.
Depois de tornar-se mais prudente e criterioso na internet, é hora de conhecermos mais termos estrangeiros e, assim, aumentarmos nosso vocabulário e a proteção de nosso computador. Você deverá instalar na sua máquina quatro programas que irão te ajudar a se livrar de adware, malware, spyware e aquilo que você nãoquer no seu computador.
São os seguintes programas: o AdwCleaner, o Malwarebytes Anti-Malware, a Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Microsoft Windows e, o CCleaner. Depois de instalados execute-os um por um deixando o CCleaner por último. Todos esses programas são gratuitos.
O AdwCleaner remove os adware melhorando, consideravelmente, a segurança de seu computador, e pode ser executado a partir de um dispositivo USB. O Malwarebytes Anti-Malware, como o próprio nome já diz, remove todo malware instalado no seu computador e no seu android.
 A Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado do Microsoft Windows “ajuda a remover software mal-intencionado específico e predominante de computadores executando versões compatíveis do Windows.
O CCleaner fará uma varredura identificando todo lixo produzido pelo seu computador. Ele identifica registros e atalhos inválidos que podem gerar conflitos na sua máquina e corrige-os de forma rápida e segura.
Executei exatamente este procedimento no meu computador e fiquei livre dos anúncios e propagandas. Espero ter contribuído.