sexta-feira, 29 de abril de 2016

Filme Como Estrelas Na Terra

O filme conta a história de uma criança que sofre de dislexia. 
Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro ano e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam na sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas. 
O pai de Ishaan acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rigor e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai de Ishaan decide levá-lo para um internato, sem que a mãe saiba. Tal atitude só fez regredir Ishaan, a vontade de aprender e de ser criança.
Ishaan visivelmente entra em depressão, sentindo  a falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... pois a filosofia do internato é a de disciplinar "cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de Artes apercebe-se de que algo de errado se passava com Ishaan. Realizou então o diagnóstico de dislexia e imediatamente pôs em prática um ambicioso plano para ajudar Ishaan, que tinha perdido a vontade de viver. (http://escolasemdiferencas.blogspot.com.br/)






Homenagem ao Led Zeppelin com Stairway to Heaven

A noite memorável aconteceu no dia 26 de dezembro de 2012, no belíssimo Kennedy Center Opera House nos Estados Unidos. A banda Led Zeppelin foi homenageada com Stairway to Heaven interpretada por Ann e Nancy Wilson da banda Heart, e com Jason Bonham (filho de John Bonham) na bateria. Inesquecível. (Créditos: Rio Preto Rock Festival)

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Antologia Brasil Literário

Concurso José Fabiano 1ª Antologia 200 Trovas Sobre Banheiro * Antonio Cabral Filho - RJ

Antologia Brasil Literário

(Desenho: Luis Perez Gonzalez- Ilhas Canárias)



Promove o Concurso José Fabiano

1ª ANTOLOGIA

200 TROVAS SOBRE BANHEIRO

Art. 1º - DO CONCURSO

O concurso José Fabiano  1ª Antologia 200 Trovas Sobre Banheiro, idealizado, promovido e organizado pelo escritor Antonio Cabral Filho, tem a palavra  banheiro apenas como tema central, podendo versar sobre quaisquer assuntos correlatos.

Art. 2º - DAS INSCRIÇÕES

Poderão se inscrever somente autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil, com apenas (2) trovas por participante.

§ 1º - A inscrição é gratuita. Será aceita no período de 15 de março a 15 de agosto de 2016, com o envio das trovas em Time New Romain tamanho 14, espaço simples e resumo biográfico em cinco linhas digitados no corpo do e-mail antologiabrasiliterario@gmail.com, dirigido à  1ª Antologia 100 Trovas Sobre Banheiro, Org. Antonio Cabral Filho.

§ 2º - As trovas, escritas em língua portuguesa, devem ter:

a ) obrigatoriamente, métrica setessilábica;

b ) rima, que poderá ser abab, abba ou aabb;

c ) os necessários sinais de pontuação;

d ) letras maiúscula, somente, no início das frases que compõem os versos.

Art. 3º - DA COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões e conferirá notas de 0,1 a 10 cujo resultado será irreversível. As trovas classificadas,  até o limite de cem (100) autores, participarão da 1ª Antologia 200 Trovas Sobre Banheiro, cabendo,  aos autores a responsabilidade quanto à autoria e inscrição do texto.

Art. 4º - DA 1ª ANTOLOGIA 200 TROVAS SOBRE BANHEIRO

A 1ª Antologia 200 Trovas Sobre Banheiro terá 100 páginas destinadas às trovas classificadas, o equivalente a uma (1) página por autor, totalizando cem (100) autores, antecedidas de dez (10) páginas a cargo da Comissão Julgadora, resultando em um livro de 110 páginas, em formato e-book (livro digital) que será entregue, via e-mail, aos participantes. A todos, que se interessarem, estará disponível gratuitamente via internet. Será publicado no blog: ANTOLOGIA BRASIL LITERÁRIO
http://antologiabrasilliterario.blogspot.com.br/
Ficará a cargo dos autores a livre divulgação em outros espaços.

Art. 5º - DAS RESPONSABILIDADES

O promotor do concurso informa que o ato de inscrição significa aceitação das normas, acima expostas, e a consequente liberação da obra para integrar este certame. A divulgação dos resultados será publicada no blog ANTOLOGIA BRASIL LITERARIO, de propriedade do promotor do evento, até 15 de setembro de 2016, seguida da publicação e envio do livro aos autores, conforme Art. 4º .
Parágrafo 1º - Todos os inscritos terão os trabalhos publicados, um em cada postagem, no blog do concurso.
Parágrafo 2º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Rio de Janeiro, 15 de março de 2016

DOCUMENTÁRIO Jorge Luis Borges


Dica de Filme: Relatos Selvagens


sexta-feira, 22 de abril de 2016

Um pouco da Arte Grega

Características da arte grega, escultura, pintura, arquitetura na Grécia Antiga, história da arte grega

Introdução 

Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.

Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.

Arquitetura Grega 

Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).

A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:

1 – Coríntio -  pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.

3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.

Exemplos de construções da Grécia Antiga:

- Estátua de Zeus em Olímpia
- Parneton de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria

Vaso grego com pinturas

Pintura Grega 

A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.

Escultura Grega

As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.

Discóbolo: exemplo de escultura grega antiga


Influência na arte romana 

Quando dominaram a Grécia, os romanos ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estílo artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetônicas romanas para percebermos as semelhanças.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm

Você sabe o que é a Aurora Boreal?

Aurora boreal ou austral cria imagens incríveis no céu
http://zip.net/bgqVGS
Trata-se de um fenômeno que ocorre nas regiões polares do norte do planeta Terra, além de outros, como Júpiter, Saturno e Marte. A aurora boreal pode ser vista durante a noite ou no final da tarde, e são vistos, a olho nu, luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas e esverdeadas.

A aurora boreal toma a forma de arcos homogêneos junto ao horizonte, bandas irregulares que se unem para formar as auroras móveis em forma de cortina, semelhantes a nuvens com limites pouco nítidos, raios que se separam formando leque.

Também há formação de uma coroa boreal brilhante, formada no zênite magnético, onde parecem convergir todos os raios e luz difusa. A altura da aurora boreal oscila entre os 100 a 120 km, embora nas regiões ainda iluminadas pelo sol possam aparecer abaixo dos 80 km ou acima de 1000 km.
A intensidade luminosa das auroras é muito variável, irregular e pulsante. A cor é, muitas vezes, esverdeada porque corresponde ao espectro de oxigênio.

A aurora boreal ocorre devido ao contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta. Aurora boreal foi um nome criado pelo cientista Galileu Galilei, no ano de 1619, por causa de uma deusa romana do amanhecer, chamada de Aurora, e de seu filho, chamado Bóreas.

A aurora boreal ocorre geralmente nos meses de setembro a outubro, e de março a abril, épocas de maior atividade das manchas solares. No hemisfério sul, a aurora boreal é conhecida como aurora austral. A aurora boreal pode ser reproduzida artificialmente, por exemplo, através de explosões nucleares ou em laboratório.

No nosso planeta é possível ver esses fenômenos na Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Escócia, Rússia e Ilhas Faroé.
Fonte: http://www.significados.com.br/aurora-boreal

Planeta terra visto do espaço com aurora boreal


Sequências de tempo lapso de fotografias tiradas pela tripulação das expedições 28 e 29 a bordo da Estação Espacial Internacional, de agosto a outubro, de 2011, a uma altitude de cerca de 350 km.

A semana da Arte Moderna de 1922

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade. (Wikipédia)


Canal: Tritão P.H.

Normas para publicação na Revista CriticArtes

Atenção autores!

1. a publicação é gratuita;
2. apenas um trabalho por autor em cada edição;
3. produções de sua autoria;
4. enviar nome, email, cidade, estado, breve biografia e foto com boa resolução) para revistacriticartes@gmail.com;
5. envie poesia, prosa, conto, crônicas, artigos ou divulgue seu livro (com foto do livro);
6. não serão aceitos trabalhos em letra MAIÚSCULA;
7. enviar com font Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples em arquivo editável;
8. a temática é livre (exceto quando proposto pela revista);
9. as produções não deverão ser de caráter ofensivo à crença ou pessoas;
10. os textos deverão estar revisados e são de direito e responsabilidade de seus autores, não sendo permitido alteração, ou comercialização sem a prévia e expressa autorização dos mesmos;
11. a Revista CriticArtes se reserva no direito de recusar quaisquer trabalhos que julgar inapropriado para publicação;
12. o prazo para inclusão pode variar de edição e os autores serão avisados por e-mail; e
13. sua participação, nas publicações, estará no blog da Revista CriticArtes: (http://revistacriticartes.blogspot.com.br/).

ATENÇÃO! Siga o modelo abaixo para formatação do texto:


Título do texto (Times New Roman, tamanho 18 em itálico)
Nome do Autor (Times New Roman, tamanho 12)
Cidade, UF, País (Times New Roman, tamanho 12)
@: oemaildoautor@gmail.com (Times New Roman, tamanho 12)

O início do texto. (Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento simples)

Veja o exemplo abaixo:

Minha cantoria
Deoclécio Bairro
Paranhos, MS, Brasil
@: ddedebairro@gmail.com

Eu e meu jeito cantador.
Canto flores desse peito
Que me mata de saudade;
Peito flores dessa saudade
Que me mata...

Importante: somente serão aceitos textos nas formatações exigidas.

Equipe CriticArtes
Curta nossa página no Facebook
/revistacriticartes